Para John Dewey, a educação, a filosofia e a ordem social constituem um todo indissociável, não sendo possível, portanto, superar as mazelas de uma sem promover alterações radicais em outra. Dedicado a renovar os ideais da educação de sua época, Dewey voltou-se para a uma reflexão crítica do presente que viabilizasse a construção de um mundo menos marcado pela opressão e por diferenças sociais. Com apresentação e comentários de Marcus Vinicius da Cunha, professor da Universidade de São Paulo, este volume traz seis capítulos essenciais de Democracia e educação - Uma introdução à filosofia da educação, obra considerada fundamental na produção do pensador americano por desenvolver teses inovadoras sobre a filosofia, o pensamento reflexivo e a escola como instrumento de transformação social. Em "Objetivos da educação", Dewey adverte que os propósitos educacionais só podem ser efetivados para todos em uma sociedade verdadeiramente democrática - ou seja, quando não há a imposição de finalidades externas ao processo educativo e quando as relações sociais são equilibradas, permitindo compartilhar experiências, atividades e interesses. Em "Trabalho e lazer" e "O indivíduo e o mundo", o pensador americano investiga os fatores que impedem a realização da democracia na sociedade contemporânea e, conseqüentemente, o sucesso dos ideais educacionais. Para isso, reflete sobre uma série de dualismos - como educação liberal e educação profissional, mente individual e o mundo - e conclui que eles se originam da divisão da sociedade em classes e da rígida demarcação entre os grupos sociais, que inviabilizam a comunicação e a interação plenas entre os indivíduos.