Conectados no ciberespaço é uma obra coletiva de pesquisadores e docentes do Canadá, Espanha, Irlanda, Estados Unidos, Colômbia e México, que abordam temáticas sobre a comunicação, a geração de usuários de meios digitais, o papel dos interagentes nas redes sociais, as práticas políticas dos movimentos sociais, o uso crítico das TICs, as novas alfabetizações e o papel da etnografia virtual nas pesquisas online. Cada um dos artigos oferece propostas, reflexões e constitui um convite à criação e à crítica do ciberespaço. Os meios de comunicação convencional, como a rádio, a televisão ou a imprensa se dirigem a muitos receptores. A relação comunicativa é a de um emissor que se dirige a muitos indivíduos isolados entre si. O mesmo acontece no ensino transmissivo: um docente que se dirige a muitas pessoas para que reproduzam suas mensagens. Os meios de comunicação, assim como as instituições educativas, estão ancorados num modelo característico da sociedade industrial: a produção e o consumo em massa e individualista de objetos e de conhecimentos. A web 2.0 modificou as regras do jogo e permitiu que a internet contribuísse de maneira colaborativa na construção do conhecimento coletivo, a partir de atos de comunicação individuais e grupais que podem acontecer no ciberespaço e nos espaços reais. Na web 2.0, a relação comunicativa é de todos com todos e se pode estabelecer uma infinidade de conexões, permitindo interações e conexões de diferentes naturezas, modificando totalmente a forma de nossos relacionamentos. Estar conectado e participar de redes sociais se tornaram algumas das principais atividades de jovens e adultos. Este ato de comunicação no ciberespaço permite que os interagentes estabeleçam e desenvolvam diversos tipos de relações, agrupem-se para a solução de problemas, construam conhecimentos, realizem empreendimentos ou desenvolvam novas formas de lazer e entretenimento. Nessa perspectiva, a obra aborda questões como comunicação, características do comunicador digital, nativos e imigrantes digitais, os mitos sobre a educação digital, as redes sociais e as formas de pesquisar as comunidades educativas no ciberespaço.