A organização desta obra emerge das pesquisas e das atividades desenvolvidas junto à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES), que se dedica ao estudo das condições contemporâneas da universidade: das questões epistemológicas às políticas educacionais e à docência. As pesquisas foram organizadas em três eixos temáticos: o primeiro, docência e organização do ensino, contempla estudos sobre a universidade como organização complexa, os desafios da atividade docente e das inovações no ensino, a interdisciplinaridade na organização curricular e os laboratórios didáticos. O segundo, diversidade e ações afirmativas, discute a inclusão indígena, as políticas e ações inclusivas para as pessoas com deficiência e os estudos sobre a sexualidade nos currículos dos cursos de graduação. O terceiro eixo, as políticas de pós-graduação no Brasil, aborda os dilemas da pesquisa na pós-graduação brasileira, a organização dos mestrados profissionais e as políticas e programas para redução das assimetrias regionais da pós-graduação. Desejamos que a socialização desses estudos ampliem nossos diálogos e que nos auxiliem na (auto)produção, na desconstrução e na ressignificação da docência, das instituições e dos nossos objetos de conhecimento.