A meritocracia pode ser, ao mesmo tempo, igualitária e justa, ou injusta, mas desejável? Essa é a pergunta que norteia o livro Meritocracia: Igualitária e Justa ou Injusta, mas Desejável?, de Marcelino Tadeu de Assis, publicado pela Qualitymark Editora. Ao contrário de seus livros anteriores, que surgiram a partir de questionamentos pessoais, o novo livro de Marcelino tem como base, entrevistas realizadas com executivos a respeito desse tema que é tão relevante no campo da gestão de pessoas, mas, ao mesmo tempo, tão polêmico. Apesar das inúmeras aplicações do termo nas mais diversas áreas e das inúmeras correntes que tentam definir o que é a meritocracia, a obra de Marcelino se atém ao assunto como um critério de recompensa diretamente ligado às práticas de avaliação de desempenho, embora não se encerre aí. (... A meritocracia pode ser, ao mesmo tempo, igualitária e justa, ou injusta, mas desejável? Essa é a pergunta que norteia o livro Meritocracia: Igualitária e Justa ou Injusta, mas Desejável?, de Marcelino Tadeu de Assis, publicado pela Qualitymark Editora. Ao contrário de seus livros anteriores, que surgiram a partir de questionamentos pessoais, o novo livro de Marcelino tem como base, entrevistas realizadas com executivos a respeito desse tema que é tão relevante no campo da gestão de pessoas, mas, ao mesmo tempo, tão polêmico. Apesar das inúmeras aplicações do termo nas mais diversas áreas e das inúmeras correntes que tentam definir o que é a meritocracia, a obra de Marcelino se atém ao assunto como um critério de recompensa diretamente ligado às práticas de avaliação de desempenho, embora não se encerre aí. (...) Marcelino optou por fazer um manual completo sobre o tema, começando com o real significado do que é meritocracia, a partir do seu surgimento na Inglaterra, as transformações e diferentes vieses que foi ganhando ao longo do tempo, a sua difusão e implantação em diversos países, até chegar ao cenário atual. O autor não pretende encerrar a discussão sobre o tema e sim elucidar as principais questões sobre o assunto e estimular o debate.