Diversas foram as Teorias Linguísticas desenvolvidas através dos séculos, com concepções, metodologias de análise e objetos de estudo diferentes, sofrendo influência de posições filosóficas variadas. As autoras dos artigos presentes nesta obra desenvolvem suas pesquisas, norteadas pelos pressupostos da Linguística Textual, que, como o nome já explicita, elegeu o texto como seu objeto de estudo e vem avançando através de suas diversas fases (análises transfrásticas, gramáticas de texto, teorias de texto, fase Bakhtiniana), ampliando conceitos basilares como, por exemplo, o de coesão, coerência e o próprio conceito de texto. Estes aspectos serão verificados nos diversos trabalhos aqui apresentados. Com este livro, pretende-se despertar a reflexão em todos os que trabalham direta ou indiretamente com a linguagem fenômeno complexo que perpassa todas as atividades humanas mas, sobretudo e de maneira muito especial, a reflexão dos alunos e professores de línguas, para que a realidade de sala de aula possa cada vez mais ser repensada e transformada, atingindo seu real objetivo: formar interlocutores críticos e conscientes de que é através da língua que nos constituímos nas mais diversas vivências sócio-históricas. Que cada um destes seis artigos possa tocar nossos leitores de alguma maneira e fazê-los avançar em sua prática diária em algum aspecto.