Este Livro discute e analisa o desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de grupo, à luz da teoria do pensamento matemático avançado proposto por Tommy Dreyfrus, e apresenta uma classificação que relaciona períodos históricos do desenvolvimento desse conceito aos processos de representação, generalização, síntese e abstração. Sua relevância se justifica pela importância do conceito de grupo na aprendizagem da matemática superior e das necessidades de se obter maior significação dos conceitos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem. O autor parte da premissa de que o uso da componente histórica, com a utilização de conceitos oriundos da Teoria dos Números e da Teoria das Equações, se constitui numa abordagem mais efetiva parta o ensino do conceito de grupo, realizando uma análise histórica do desenvolvimento desse conceito com base no trabalho de matemáticos que vão de Joseph Louis Lagrange a Arthur Cayley, em uma reescrita orientada pela arqueologia do saber, de Michel Foucalt. As idéias e argumentos aqui discutidos são relevantes para professores e estudantes de graduação e pós-graduação em MAtemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.