As funcionalidades da leitura e da escrita, geralmente, ficam restritas à mera codificação e decodificação de signos e palavras. Em reação, neste trabalho, apresentamos uma perspectiva plural e social, denominada Letramentos, firmada na capacidade humana de realizar uma leitura diária do mundo - do mundo interior e exterior de cada um - e de compor novos mundos por meio do uso das múltiplas linguagens da representação de sentidos. No Brasil, a difusão das práticas de letramentos desponta como uma necessidade urgente para a superação das inúmeras privações da palavra e pobrezas de capacidades relativas à leitura e escrita. Essa necessidade é ainda mais premente quando se propõe a resgatar para o povo, em seus contextos diversos, as ferramentas disponíveis para ler e compor seus mundos singulares, permitindo conferir o mesmo valor à diversidade de respostas em circunstâncias também diferentes. Não é suficiente criar bibliotecas e espaços de leitura para suprir a real fome de livros, é preciso, concomitantemente, ensinar e criar contextos para que as funcionalidades e múltiplas formas de leitura e escrita sejam plenamente experienciadas por sujeitos leitores em seus contextos. Dessa maneira, é fundamental mobilizar o leitor-cidadão a descobrir porque e o como aproveitar seu potencial, tornando-o agente de trans-form-ação pessoal, relacional e universal. Resultado de mais de uma década de aplicação do Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, o presente texto apresenta a proposta de uma mudança efetiva e sustentável para as políticas públicas de leitura e escrita. É dirigido a todos aqueles que quiserem se envolver na construção de um mundo melhor, sobretudo, estudantes, professores e gestores.