Este livro tem o seguinte tema estruturante: 'Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional': Currículo(s), Cultura(s) e Saberes na Sociedade do Conhecimento. Para analisar os problemas e intervir na(s) Comunidade(s) Educativa(s) é preciso, cada vez mais, verdadeiros saberes interdisciplinares e transdisciplinares que, para o serem, na realidade, exigem perspetivar o Conhecimento como Educação e Cultura, em profunda ligação e na sua complexidade. O Saber Interdisciplinar é, na sua essência, Cultura, como elemento inte­grador e unificador, gerador de sentido(s) e de significação. A Escola e a Educação têm identidades constituintes, em reconfigurações de sentido e de finalidades, procurando a sua essencialidade, em diálogo com outros campos e novos espaços e lugares em que outras dimensões da educação ganham cada vez mais relevo. Além disso, o(s) espaço(s) público(s) tornam-se, de diversos modos, lugares de educação, cultura(s) e significação.Neste livro coletivo, vários Professores e Investigadores, de várias Univer­sidades, aprofundam problemáticas da Educação, da Formação de Educadores e Professores, da Escola como 'instituição educativa', o 'imaginário educacional', a relação entre Educação, Imaginação e Arte, a Poesia, a 'educação e humanismo na sociedade tecnológica', a 'ética profissional na promoção de comunidades de prática', as questões da linguagem e dos valores, a análise de autores relevantes para a compreensão sobre o que é e deve ser a Escola, a Educação, o Currículo, a Cultura, a Sociedade e a Sociedade do Conhecimento, em Comunidades de pessoas.