Este livro é produto de uma experiência educativa vivenciada pelo autor quando atuava como professor-intérprete em uma escola pública da rede estadual na cidade de Londrina, no período de 2004 a 2006. A idéia norteadora é a de socializar os saberes produzidos para a implementação e operacionalização de um programa de inclusão de alunos surdos no ensino médio. O ponto de partida é o arcabouço teórico produzido sobre a escola inclusiva na perspectiva dos direitos humanos e do exercício da cidadania. Neste contexto, o autor situa a educação de surdos e, apresenta a forma como o programa de inclusão foi sendo construído passo a passo com o envolvimento de toda escola, a qual se organizou para dar uma resposta educativa de acordo com as necessidades dos alunos surdos e para desenvolver ações e procedimentos em benefício de toda a comunidade escolar. Em termos de organização, a escola passou a ser produtora de um repertório de saberes que contribuíram para a profissionalização dos professores, os quais buscaram instrumentalizar o trabalho pedagógico por meio de estratégias correspondentes às necessidades de aprendizagem dos alunos. São esses os elementos que poderão ser encontrados durante a leitura desse livro. Ele descreve as fases do programa de inclusão dos alunos surdos levando a escola a transpirar inclusão, apontando para as valências e relevâncias de um trabalho pedagógico centrado no aluno como sujeito do processo de ensino e aprendizagem