Mais do que muitos outros tipos de teoria, o pensamento político é prenhe de sentido prático. Se é verdade que qualquer teoria é resultado de um estranhamento do mundo, a teoria política o é de um modo muito peculiar: trata-se de estranhamento como insatisfação com o que consideramos ser o nosso mundo social - o mundo que nos rodeia, aquele com o qual nos sentimos comprometidos especialmente, por pertencermos a distintas comunidades políticas - e, logo, como desejo de torna-lo melhor de ser vivido. Por isso, também, essa teoria não apenas explica, mas critica e prescreve. Ao longo de sua história, as principais contribuições dos intelectuais latino-ameracanos à teoria política universal nasceram exatamente dessas insatisfações. Buscando justificá-las para o resto da humanidade numa língua comum, trataram de lidar com a tradição eruopéia que a todos inspirava respeito, e com a ajuda da qual aprenderam a pensar por si mesmos para então dar respostas a suas inquietações. Os trabalhos deste volume, cujo projeto nasceu de um encontro latino-americano de teoria política ocorrido em São Paulo em julho de 2005, pretendem resgatar essa longa tradição.