Esta publicação busca focalizar as condições e parâmetros sociossubjetivos que antecedem a produção de textos, os mecanismos e recursos utilizados na preparação para a sua elaboração e como se desenvolvem as orientações para a reescrita. O olhar pretende se dirigir para o impacto e influência dessas condições no texto do aluno e no seu processo de desenvolvimento. Sumário- Prefácio; Apresentação; Os objetivos do ensino-aprendizagem da escrita na aula de língua materna- uma abordagem à luz do interacionismo sociodiscursivo; Atividades de escrita e estratégias didáticas- o que prescrevem os livros didáticos de português (LDP)?; O estatuto da reescrita no LD e suas implicações na prática docente; O contexto sociossubjetivo- uma análise das orientações que encaminham a produção textual; A produção de textos em sala de aula - da correção do professor à reescrita do aluno; Práticas de letramento em PLE e a elaboração de relatos numa perspectiva interdisciplinar; Apreensão do gênero textual projeto de pesquisa- (re)construindo problemas e hipóteses; O papel do tutor no desenvolvimento da lecto-escrita em ensino a distância; Sobre os autores.