As ações de profissionais de aprendizagem devem ser fundamentadas na competência, entendida não só como domínio do conhecimento historicamente construído mas também como a competência de estabelecer vínculos com aprendizes, compreendendo a realidade na qual os mesmos se inserem. O ato de aprender para os sujeitos aprendizes deve ser atraente e benéfico. Profissionais de aprendizagem necessitam ter flexibilidade para modificarem planos e atividades à medida que os sujeitos aprendizes constroem as capacidades e os conhecimentos propostos. Suas vivências deverão ser enriquecidas com Alternativas Pedagógicas, de acordo com as necessidades fidedignas de cada sujeito aprendiz, dando a necessária continuidade ao processo de aprendizagem. Assim os conhecimentos dos sujeitos aprendizes passam por um procedimento de construção e reconstrução contínua. É inegável que, ao vivenciarem Alternativas Pedagógicas em qualquer Espaço de Aprendizagem, os sujeitos aprendizes estarão tornando suas aprendizagens significativas, na medida em que desafiam seus próprios limites, ações e pensamentos.