Interações e Estratégias de Ensino de Ciências com Foco na Educação Ambiental discute o papel social da escola e do professor, com apoio no referencial histórico-cultural como suporte para a reflexão sobre o ensino de conceitos escolares da área de ciências naturais, em sua relação como educação ambiental na qual é imprescindível a participação ativa dos estudantes. Na análise é corroborado o entendimento de que os sujeitos são constituídos nas interações ao longo das práticas sociais, argumentando em defesa de mudanças na/da cultura escolar, com foco no desenvolvimento de interações capazes de articular conceitos escolares como ações de educação ambiental frente aos fluxos energéticos e condições de sobrevivência frágeis e finitas, no Planeta. Essa breve descrição do livro não pretende apresentá-lo, como um todo, mas sinalizar que a leitura do mesmo permite a percepção de um anúncio de reflexões sobre a compreensão do desafio que é articular a educação ambiental no currículo escolar como (re)pensar transformador das próprias concepções que subjazem as estratégias de ensino e interações inerentes a qualquer prática escolar. Caminho simples e fácil? Não! A narrativa argumenta em defesa de um caminho possível, trilhado à luz da pesquisa associada a outros princípios educativos também importantes, como sugere a autora. Fica o convite para a leitura crítica e (re)construtiva das compreensões e proposições, sejam as anunciadas pela autora, sejam as outras que cabem a cada leitor(a) também tecer e anunciar.