De que maneira marcar o compasso e as batidas de uma jornada imposta a educadores entre os anos de 2009 a 2019 na Educação de Jovens e Adultos? Qual(is) possibilidade(s) de compreender os reflexos desta caminhada? Esta obra reúne pesquisadores do estado de Mato Grosso e, pelas diferentes vozes, problematiza os meandros da Educação de Jovens e Adultos, memórias, desenvolvimentos e avanços. O debate surgiu a partir da política de estado que sinalizava a preocupação com a formação humana e engendrava meios para visibilizar, pela acessibilidade educativa, aqueles que, à margem do processo de escolarização, precisavam de acolhimento e projeção intelectual-profissional. Durante o decênio, coube-nos produzir reflexões alhures, e, finalmente, trazer nos capítulos desta coletânea, as experiências, as interlocuções, bem como os questionamentos dos profissionais-pesquisadores atuantes desse locus. Esperamos que os/as leitores/as aproveitem a tentativa de respostas, exercício aqui demonstrado.