A pesquisa nas Ciências da Educação nos coloca inúmeros desafios, principalmente quando nos referimos a um cenário em constantes mudanças. Questões como: para que serve a educação ou qual a melhor forma de educarmos, são tão antigas e centrais quanto à própria existência humana. Immanuel Kant já nos advertia que o segredo do aperfeiçoamento da humanidade se assentava na educação. Diante dessas questões nos perguntamos de que forma a pesquisa nos ajuda a compreender o atual cenário educacional? Como, enquanto pesquisadores, podemos contribuir para a transformação criativa das nossas escolas? De que maneira, enquanto professores, assumimos o nosso papel de formadores do sujeito social? Foi a partir da complexidade dessas questões que apontam para várias demandas que estão numa contínua transformação que apresentamos esse livro à comunidade acadêmica como fruto de pesquisas na área educacional, tendo na escola o lócus privilegiado de reflexão, onde de forma panorâmica e bem articulada, lançamos um olhar crítico sobre temas clássicos da educação. A educação enquanto um processo social pressupõe desenvolvimento, como já nos dizia John Dewey. Nesse sentido, esperamos que essa obra venha contribuir para reflexão das práticas educacionais na sua perspectiva mais ampla e que sirva também de estímulo para outras obras que, a partir da pesquisa, possa nos desafiar enquanto pesquisadores e professores a entender o processo educacional.