Qualquer pessoa à frente de um negócio sabe que a concorrência é um fator bastante considerável e que estratégia é essencial. Mas são poucos os executivos que entendem com clareza a relação entre esses dois elementos críticos, tanto que não raro confundem estratégia com planejamento. Por isso, este livro vem elucidar as principais questões que envolvem concorrência e estratégia, mostrando aos executivos como funcionam seus mercados, onde estão suas oportunidades competitivas e como desenvolver e proteger essas vantagens. Considerando que estratégia é estar sempre de olho na concorrência e traçar planos em relação ao comportamento dela, o livro mostra que a existência de vantagens competitivas é uma espécie de abismo que divide aqueles que pensam estrategicamente, daqueles que pensam que qualquer plano para atrair clientes ou aumentar margens de lucro é uma estratégia. O livro conta ainda com casos que ilustram os princípios apresentados, extraídos da experiência de empresas como Coca-Cola, Wal-Mart, Cisco, Apple, Intel, Kodak, Microsoft, entre outras. Este é um livro indispensável para executivos que desejam aprender a pensar estrategicamente e beneficiar-se de suas vantagens competitivas.