O presente livro é resultado de reflexões desenvolvidas a partir da realização de um curso de formação continuada de professores e gestores da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se, pois, de fruto de experiência bem sucedida de ação de extensão universitária na formação de educadores. Duas perspectivas constituem o fio condutor do trabalho. O primeiro eixo é a perspectiva multicultural em educação. Nessa visão, entendemos os atores educacionais como sujeitos portadores de cultura, circulando em contextos institucionais plurais. O segundo eixo trata de articular reflexões teóricas do campo com questões, atividades, estudos de caso e ações propostas para o "chão da escola", entendendo os atores educacionais como pesquisadores em ação, em contraposição a meros receptores de saberes acabados e hierarquizados. A originalidade do trabalho dá-se em duas perspectivas. Primeiro, na medida em que temas polêmicos da educação - tais como o papel dos atores escolares, educação inclusiva, avaliação, currículo, tecnologia educacional, relações interpessoais e a construção de projeto político-pedagógico - são abordados em termos de sua articulação com a diversidade cultural de alunos, professores, escolas e contextos institucionais plurais. Segundo, na série de estudos de caso retirados de situações reais, bem como propostas de atividades de diagnóstico e de ação, que podem ser utilizadas em oficinas nas escolas e nos cursos de formação docente.