Com um enfoque multidisciplinar, esta obra reúne, em doze capítulos, pesquisas e discussões teóricas de profissionais, desenvolvidas durante o curso Minter/Dinter em Psicologia, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em convênio com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no período entre 2008 e 2012. As pesquisas aconteceram, na sua maioria, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), com estudos também nas regiões de Recife (PE) e Cuité (PB). A Psicologia perpassa todos os capítulos, mostrando a possibilidade de sua inserção em diversas áreas, razão da sua organização em quatro blocos temáticos. Os três primeiros capítulos abrangem um estudo das expressões da representação visual dos aprendizes, na exploração de conceitos sobre as estruturas aditivas e multiplicativas; uma revisão da literatura sobre reprovação nos cursos de engenharia e uma discussão sobre a moral e a ética, ressaltando suas implicações na educação. Os quatro capítulos posteriores contemplam os estudos: atitudes/crenças sobre maternidade e infertilidade feminina; negligência intrafamiliar infanto-juvenil; prática de psicólogas em oncologia pediátrica e as representações sociais dos adolescentes sobre drogas. Na sequência, temos dois estudos que retratam as representações sociais sobre educação em saúde por docentes universitários e as relações estabelecidas entre enfermeiros e usuários nas atividades de educação em saúde. Por fim, os últimos capítulos apresentam estudos na região do Vale do São Francisco, que são: a relação entre o dinamismo da economia e o desempenho econômico dos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA); atribuições de causalidades do sucesso e do insucesso dos empreendedores na gestão de pequenos negócios e identidade social da comunidade japonesa.