O objetivo principal deste livro é orientar os leitores na elaboração de um Plano de Negócios (PN) efetivo e de boa qualidade. Para isso, o leitor é conduzido, passo a passo, ao longo do processo de elaboração de um PN. Assim, ao invés da descrição das partes de um PN impresso (capa, sumário, sumário executivo, análise estratégica etc.), os conteúdos são apresentados na ordem utilizada na construção de um PN, ou seja, começando pela identificação da oportunidade, análise estratégica, análise de mercado etc. Uma das características que distingue esta obra é auxiliar o leitor na criação de uma empresa inovadora, ou seja, explorar um nicho de mercado onde não existem concorrentes. Em primeiro lugar, este livro faz uma análise das mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade e as oportunidades e riscos associados. Em seguida, são apresentadas técnicas para a identificação e avaliação de uma oportunidade, ou seja, em resumo, procura-se responder à pergunta "como identificar uma oportunidade de US$ 1 milhão antes que ela seja óbvia para todo mundo?". Após explicar o processo de identificação da oportunidade, o texto descreve, detalhadamente, cada uma das partes que compõem um Plano de Negócios. Em seguida, o leitor é orientado no processo de organização do texto final do Plano de Negócios e de elaboração da apresentação para os diferentes públicos.