Cada vez mais a formação docente tem se encontrado, temporalmente e espacialmente, com a filosofia. Ao longo do tempo, a filosofia desenvolveu larga experiência na formação de docentes para o seu ensino na Educação Básica e no Ensino Superior. Por isso se propõe agora que essa formação seja foco de debate intenso; seja quando ela ocorre na etapa inicial dos estudos, quanto na continuidade desse processo formativo ao longo do exercício da docência. Com a recente obrigatoriedade do ensino de filosofia no Brasil, ressurgem velhas perguntas e novos desafios sobre a docência deste saber milenar. Diante desse desafio há uma preocupação em especial a ser destacada ao longo dos textos que compõem este livro: a formação inicial de futuros professores de filosofia e também daqueles que já estão no exercício da docência sem a devida qualificação. Apresentam-se, ainda, reflexões sobre a formação filosófica nos diversos cursos de licenciatura. Essa dimensão formativa é de suma importância, uma vez que o professor - em qualquer área de atuação - precisa de sólida formação filosófica (especialmente ético-política e epistemológica). É importante ter presente que a docência tem um alcance para além do tempo e do espaço da sala de aula e, por isso, propõe-se, ao longo do livro, a reflexão sobre o alcance social da docência na formação cidadã. Apresenta-se o debate sobre a cidadania a partir de sua interface com a formação filosófica do professor, com ênfase em duas dimensões: a ética e a epistemologia.