O livro foi organizado em capítulos, considerando as variadas temáticas investigadas nesta Linha de Pesquisa, com a finalidade de abordar a relação entre Mídia e Processos Sociopolíticos, em sintonia com os estudos e as práticas realizadas no PPGCOM. Este é o tópico norteador da diversidade temática decorrente das reflexões sobre o campo da comunicação, envolvendo suas expressões e produtos, suportes e fenômenos sociais, perspectivas e modos de produção, que estão contempladas na coletânea, assim como a abordagem de questões políticas e estratégias que revelam novos espaços midiáticos em uma sociedade em constante transformação. Em síntese, pode-se dizer que este livro é um retrato. É um corte seletivo sobre algumas reflexões que aqui se produzem, viagem típica do século XXI: não basta ler, precisamos acompanhar participativamente, porque não podemos apenas tomar conhecimento do que dizem, defendem, propõem ou criticam. Precisamos também tomar nossa própria posição a respeito. A publicação tem como autores: Antonio Carlos Hohlfeldt, Beatriz Correa Pires Dornelles, Cláudia Peixoto de Moura, Cleusa Maria Andrade Scroferneker, Cristiane Finger, Cristiane Mafacioli Carvalho, Doris Fagundes Haussen, Jacques Alkalai Wainberg, Roberto José Ramos.