O estímulo inicial para este livro veio de nossas atividades de formação em avaliação junto a profissionais de saúde. Sentíamos falta de um material que apresentasse a prática e o conhecimento acumulado de avaliadores - fossem eles da academia ou dos serviços - em uma linguagem fluida e dialógica, permitindo maior apropriação do tema por parte dos que nele se iniciavam. Muitas vezes, o valor atribuído a modelos complexos de avaliação e o apego à rigidez metodológica nos livros e artigos científicos já publicados afastam ou desviam essas pessoas de aspectos essenciais à avaliação. Deixa-se, por exemplo, de aproveitar um momento oportuno para realizar um processo avaliativo - no qual ele teria maior chance de influenciar uma ação - porque determinado grupo-controle não pôde ser formado ou determinada fonte de dados acessada, o que, em nossa visão, representa uma perda. Consideramos a avaliação uma estratégia que pode efetivamente melhorar a qualidade da prestação de serviços, tornando as ações de saúde mais racionais, mais pertinentes, e devendo, portanto, ser amplamente disseminada. Ao solicitar dos autores um texto pautado em sua prática concreta, pensamos em ajudar o leitor a aproximar-se de processos avaliativos reais e a desenvolvê-los sem tanto medo de errar, sem a expectativa ou o compromisso de os concluir com verdades imutáveis. O livro propõe-se a apresentar distintas abordagens e formas de avaliação para que o interessado no tema possa consultá-las, possivelmente de forma não sequencial, e construir imagens sobre como utilizá-las em sua prática cotidiana, promovendo um processo contínuo de aprimoramento de escolhas em benefício do usuário do sistema de saúde.Este livro propõe-se a apresentar distintas abordagens e formas de avaliação para que o interessado no tema possa consultá-las, possivelmente de modo não sequencial, e construir imagens sobre como utilizá-las em sua prática cotidiana, promovendo um processo contínuo de aprimoramento de escolhas em benefício do usuário do sistema de saúde.