No século passado anunciávamos que uma pessoa podia interagir de modo adequado em sociedade apenas quando fosse alfabetizada, no sentido de ler e escrever. Se não dominasse essas habilidades, não poderia tomar um ônibus ou ler o jornal. Atualmente, a contemporaneidade tem nos defrontado com desafios diários para os quais o simples domínio da linguagem não nos é mais suficiente. Precisamos dominar outros códigos e diferentes maneiras de interpretar e ler o mundo. Dessa forma, a área das Ciências tem sido mais valorizada, pois se configura como o campo de conhecimento mais propício para discutir essas demandas atuais. As relações com a natureza, o universo, as doenças, as tecnologias e a própria história de constituição do homem são temas pertinentes e fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais nos quais estamos inseridos. Este livro que organizamos se propõe a discutir formas de ensinar e discutir Ciências com crianças. Entendemos que essa temática precisa ser abordada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de desenvolver um modo de pensar cientificamente sobre a vida. Em geral, as práticas tradicionais voltavam-se apenas para mencionar fatos e situações e almejavam que as crianças memorizassem os dados científicos. Diferentemente, compreendemos que o campo científico envolve um modo de pensar e organizar as situações que se difere do senso comum e extrapola em muito o simples acesso à informação.