O ensino da língua materna nos primeiros anos da vida escolar de um aluno é uma responsabilidade incomensurável. Mas, certamente, com um bom trabalho efetuado, torna-se também, uma realização das mais gratificantes. Do bom resultado desse empreendimento dependerá toda a vida acadêmica desse aluno, já que a leitura e a escrita, além de propiciarem bom uso da comunicação oral, estão presentes em todas as disciplinas no ensino fundamental, médio e superior. E vão, certamente, acompanhá-lo em todos os contextos de sua vida. Por isso, caro leitor, se você já é um professor de Língua Portuguesa ou pretende ser, assuma esse importante papel com a cabeça, com o coração e com os pés no chão. Este livro tem a pretensão de mesmo que seja minimamente, colaborar para a mudança. Para isso, escolhemos dois caminhos para a seleção dos conteúdos: primeiro o dos estudos linguísticos e, segundo, o dos estudos da comunicação. O primeiro capítulo vai buscar na linguística alguns pressupostos teóricos sobre a aquisição de linguagem. Primeiro abordaremos algumas das correntes que buscam explicar como a língua materna é adquirida pela criança. Depois, apresentaremos, resumidamente, os vários campos da linguística que interessam ao professor de língua materna. Concluiremos o capítulo com a aquisição da escrita, enfocando, principalmente, as influências dos aspectos fonológicos durante o processo. O segundo capítulo vai buscar na sociolinguística os fatos da variação. Ser professor de Língua Portuguesa, num país de grandes dimensões como o nosso, exige a compreensão das variedades linguísticas que, com certeza, o professor encontra nos diversos grupos de alunos com que trabalha.