A Coleção Tangará apresenta recursos e instrumentos para orientar o professor a desenvolver uma prática pedagógica participativa e investigativa na Educação Infantil. Mais do que determinar propostas, a Coleção sugere estratégias e possibilidades de ações pedagógicas, caminhos de pesquisa e aprendizagem que se compõem com o contexto, abrindo-se para a autoria do professor. Tangará oferece um repertório de percursos investigativos intercambiáveis para que o professor, a partir da leitura dos interesses e necessidades das crianças, bem como da cultura escolar, possa compor as próprias sequências de propostas e os territórios significativos de aprendizagem. Estes processos estão apoiados sobre uma concepção de que a criança aprende e se desenvolve de forma holística, por meio de experiências que integram múltiplas linguagens e constroem competências. Desse modo, o material oferece atividades que dialogam com diferentes campos de experiências que, ao longo do percurso investigativo, vão se aprofundando e diversificando, a partir da escuta e da intenção pedagógica do docente. Com isso, a autoria do professor une-se ao protagonismo da criança. A participação da família nas propostas da Coleção Tangará é também valorizada. As aprendizagens só acontecem de forma significativa quando se inserem na rede de relações família-escola-comunidade.