Neste mundo altamente competitivo, o grande desafio das empresas é encontrar formas de manter-se no mercado no médio e longo prazo e traçar os caminhos para se tornar líder. Como já dizia Peter Drucker, a melhor forma de prever o futuro é criá-lo. Por isso, a capacidade de inovar, de se reinventar, de criar oportunidades, passa a ser um fator de fundamental importância para as empresas. Este livro trata da gestão integrada da inovação, com o objetivo de oferecer ao leitor uma metodologia estruturada para organizar a gestão da inovação na empresa, gerar idéias, identificar novas oportunidades, definir estratégias de desenvolvimento tecnológico, priorizar projetos, integrar áreas e equipes, gerenciar projetos e desenvolver produtos inovadores. Os autores pesquisaram a grande maioria das metodologias existentes e apresentam uma proposta que se ajusta às necessidades e realidades das empresas brasileiras, considerando suas peculiares, barreiras e adequando-se a diferentes tamanhos de empresas. Um dos pontos centrais da metodologia apresentada é a estruturação de núcleos de inovação nas empresas, cuja responsabilidade é coordenar e sistematizar o processo de gestão da inovação, visando aumentar a capacidade inovadora da empresa, integrada a todos os outros atores do processo produtivo. O Objetivo do livro, portanto, é preparar a empresa para inovar.