Neste volume, o leitor acompanhará o desenvolvimento de propostas de ensino-aprendizagem construídas com metodologias que utilizam ambientes virtuais colaborativos, promovendo através da interatividade a superação de dificuldades de aprendizagem dos indivíduos e discussões sobre o uso de Novas Tecnologias Digitais no apoio ao ensino presencial e no apoio ao ensino Online. O processo investigativo adotado nos estudos apresentados permitiu chegar-se a algumas conclusões: (a) a produção coletiva conseguiu beneficiar-se do processo contínuo de inovações, estabelecendo novas conexões entre os saberes, ampliando assim as funções cognitivas de jovens e adultos em escolas e empresas; (b) a construção de uma cultura interativa favoreceu mudanças de comportamento dos indivíduos frente aos desafios da atualidade, que exigem diferentes usos de ferramentas para proporcionar processos de comunicação mais rápidos e eficientes; (c) a diversidade de recursos midiáticos desenvolveu o sentimento de liberdade de participação nos processos de troca, proporcionando assim prazer no ato de aprender; (d) a internet confirma-se, como poderoso instrumento de desenvolvimento social estimulando percepção, memória e inovação; (e) a troca de conhecimentos entre os grupos contribui para uma maior agilidade na superação de dificuldades que se manifestam nos indivíduos principalmente na resistência a mudanças de comportamento; (f) a constatação da importância das teorias de aprendizagem que reforçam a necessidade de uma aprendizagem apoiada numa proposta construtivista aplicada aos programas de educação que utilizam as novas tecnologias da informação e da comunicação.