Esta publicação intitulada Interações e implicações no processo de aprendizagem: a atuação do psicopedagogo apresenta o resultado de estudos, vivências e reflexões de um grupo de alunas do Curso de Especialização Lato Sensu, em Psicopedagogia, em sua oferta de número onze, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no campus de Poços de Caldas. Trata-se de uma coletânea de abordagens discutidas ao longo do Curso, que estão refletidas numa sincronia entre as teorias estudadas e seus aspectos práticos, especialmente, quando se estuda os processos de aprendizagem e as contribuições do psicopedagogo. Visando o sucesso da construção do conhecimento, a Psicopedagogia, enquanto ciência, procura identificar os pontos que possam, porventura, estar dificultando o processo de aprendizagem, para atuar de maneira preventiva e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado; intervindo nas potencialidades cognitivas, afetivas e sociais do aprendente. Como é uma ciência que estuda o fenômeno de adaptação que implica o desenvolvimento evolutivo da mente, com o processo de ensino-aprendizagem e, considerando os âmbitos nos quais este profissional atua institucional e clínico, procuramos selecionar e organizar, nesta obra, temáticas que venham contribuir para a ampliação de discussões e conhecimentos relacionados às interações e implicações do processo de aprendizagem. Assim, os capítulos se estruturam de modo que o leitor transite por teorias, relatos e vivências que expressam as inquietações e os desafios da prática psicopedagógica. As autoras