Pela temática, a linguagem simples e elegante e a boa capacidade de síntese, quer se trate do público em geral, curioso por saber os fundamentos dos seus hábitos ou por fazer comparações transversais a várias épocas, quer se trate de estudantes e profissionais da área da moda ou de áreas relacionadas (Arte, Sociologia, História, Economia, Comunicação social, Cinema), História da moda visa um público muito vasto. Afinal, como afirma o autor, esta não é só a história de quem faz moda, mas a de todos nós, que nela participamos. «A moda é processo de individualização e socialização, e ao mesmo tempo meio de diferenciação entre nós e os outros; - é também meio de representação usado para criar uma certa aparência, para podermos parecer diferentes daquilo que achamos ser; - a moda não é só usada ou consumida, é também pensada, criada, produzida, publicitada e vendida; - a moda é um instrumento através do qual o homem e a mulher se diferenciam; - hoje pensamos na moda como uma arma das mulheres, mas tempos houve em que a moda foi mais importante para o homem do que para a mulher.» Estas são algumas das abordagens que Giorgio Riello utiliza na elaboração desta "História da Moda", um livro fascinante pela abertura que proporciona sobre a importância do fenómeno da moda no mundo contemporâneo.