Esta obra refere-se ao Relatório Final apresentado pelo Painel Internacional de Especialistas em Alfabetização Infantil, composta pelos professores doutores Adams, Beard, Capovilla, Cardoso-Martins, Gombert, Morais e Oliveira, convidados pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, durante o Seminário intitulado O Poder Legislativo e a alfabetização infantil: Os novos caminhos, que ocorreu em setembro de 2003 em Brasília, evento que representou para o Brasil o início de uma revisão crítica e cientificamente embasada do modelo de alfabetização adotado no país no último quarto de século e entronizado pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para alfabetização. A partir deste relatório, as autoridades responsáveis pela Educação no Brasil não podem mais ignorar os avanços ocorridos nesse campo no resto do mundo, cujos beneficiários legítimos são os alunos em processo de alfabetização que se deseja efetivo. Decorre, portanto, desta publicação gigantesco desafio nacional: "Manter o Brasil à margem dos progressos realizados no campo da alfabetização infantil ou utilizar os conhecimentos científicos e a experiência de outros países para repensar as políticas e as estratégias mais eficazes, de modo que toda criança brasileira seja adequadamente alfabetizada no início de sua escolarização".