Educação Física Escolar e Jogos Cooperativos; uma relação possível é uma obra que busca, acima de tudo, contribuir para a consolidação de uma prática pedagógica na área realmente ransformadora, crítica e de qualidade. Para tanto, os Jogos Cooperativos são o caminho escolhido para ser trilhado, pois possibilitam uma intervenção pedagógica sempre atenta ao aprendizado de todos os alunos, sobretudo daqueles com mais di culdades, além de preocupada com a sua socialização e com a compreensão crítica da sociedade que os cerca. O professor, nesta proposta, assim como os próprios alunos, é considerado sujeito do processo de ensino e de aprendizagem, e não apenas mero reprodutor de sequências didáticas, sendo, ele próprio, o pesquisador capaz de re etir criticamente sobre a sua atuação docente. Embora diversas outras obras tenham contribuído muito para a difusão dos Jogos Cooperativos no Brasil, este livro aborda as possibilidades reais de utilização desse conteúdo como estratégia privilegiada para a Educação Física Escolar, do primeiro ao último dia do ano letivo.