Influenciada pelo contexto de mudanças na qual se insere, a docência universitária tem apresentado uma série de desafios que merecem a reflexão daqueles envolvidos com o ensino superior. O autor ressalta os seguintes para discutir nesta obra: os jovens universitários querem descobrir a relevância e aplicabilidade do que aprendem (seja nos conteúdos, seja nas atividades propostas em aula ou fora dela), assim como questionam e valorizam os métodos de ensino e de avaliação. Pretendem participar de um processo de formação que lhes permita desenvolver uma autonomia profissional. A compreensão e vivência da aula como espaço-tempo do professor e do aluno cria um ambiente de compartilhamento para que juntos ajam e inter-ajam e, nesse intercurso de ações, construam um processo de aprendizagem e de formação profissional cidadã. Atitude e competências novas do professor se impõem para responder a esses desafios da Docência na Contemporaneidade: abertura ao diferente, ao criativo, ao ousado, à inovação, ao diálogo, ao trabalho em equipe com seus pares, à parceria, à corresponsabilidade, à mediação pedagógica com seus alunos para realização do processo de aprendizagem e à disponibilidade para construção de uma mediação pedagógica. Desses desafios e possíveis encaminhamentos, trata este livro, com o qual buscamos um diálogo com professores do ensino superior que possuem semelhantes perplexidades frente à docência universitária neste início do Século XXI.