Os estudos aqui apresentados refletem a condição dos jovens dos setores populares diante dos processos de escolarização. Os pesquisadores que compõem essa coletânea elegeram uma obra dos estudos culturais britânicos para deflagrar um debate sobre os estilos de vida dos jovens, as suas relações sociais na escola, no interior da família e da sociedade mais ampla, em diferentes contextos socioculturais. Estes vários capítulos debatem diferentes aspectos da realidade social e educativa juvenil nos dias de hoje, em diferentes regiões do mundo e em distintas áreas de pesquisa, porém com concordância de que os estudos etnográficos continuam importantes, sobretudo quando conjugados com a discussão dos sistemas educativos e as estruturas de desigualdade nas sociedades contemporâneas. Partimos do suposto de que a distribuição da desigualdade e o acesso aos bens simbólicos e materiais atinge de maneira diferenciada os jovens dos setores populares, fenômenos esses que procuramos discutir aqui. O entusiasmo com que os diferentes autores aceitaram o nosso convite para escrever textos originais para esta obra faz-nos crer que este livro é, efetivamente, um contributo para um desígnio coletivo de clarear aspectos da condição juvenil, e, ao mesmo tempo, trazer novos elementos a um debate que está longe de se esgotar. A esperança é que essa publicação possa subsidiar o crescimento do conhecimento e, quem sabe, a intervenção para um mundo melhor.