Com estes subsídios didáticos para o Ensino Fundamental, Benedito Prezia e a Equipe da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de São Paulo tem em vista contribuir com a Campanha da Fraternidade de 2002, oferecendo um material que amplia os temas enfocados e pode ser usado não só no estado de São Paulo mas também em todo o Brasil.

Na primeira parte do livro, os autores proporcionam um resgate do passado indígena brasileiro nas dimensões religiosa, sociológica e cultural, com informações sobre o modo de viver de cada grupo. Para concretizar os conhecimentos, o livro traz, em sua segunda parte, dados de pesquisa atuais sobre dois grupos indígenas que vivem, hoje, na cidade de São Paulo - os Guarani e os Pankararu -, que contam suas dificuldades e seus sonhos.

A organização do material em leituras, mitos, vocabulário toponímico, datas comemorativas e atividades diversificadas certamente ajudará tanto o professor como o coordenador de pastoral a inserir esses temas traversais no desenvolvimento curicular planejado.