Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual esse sapato pesado cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos. Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia e também a pessoas com deficiência e seus representantes, esta obra apresenta, entre outros temas: o conceito de inclusão; os entraves à verdadeira educação inclusiva; as principais dúvidas e angústias de pais e professores; a inclusão na perspectiva da legislação brasileira; recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado; casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país; possibilidades de superar as barreiras à inclusão.Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos. O livro trata de temas como: o conceito de inclusão; os entraves à verdadeira educação inclusiva; as principais dúvidas e angústias de pais e professores; a inclusão na perspectiva da legislação brasileira; recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado; possibilidades de superar as barreiras à inclusão, além de apresentar casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país. Destinado a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes.Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos. O livro trata de temas como: o conceito de inclusão; os entraves à verdadeira educação inclusiva; as principais dúvidas e angústias de pais e professores; a inclusão na perspectiva da legislação brasileira; recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado; possibilidades de superar as barreiras à inclusão, além de apresentar casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país. Destinado a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes.