O livro retrata o cenário educacional de regiões brasileiras, que vivenciam assimetrias regionais em termos de financiamento a pesquisas, do número de programas de pós-graduação entre outros, que se refletem na produção intelectual. Uma produção coletiva da Rede Rides, então, evidencia a importância das publicações em Rede na busca de fortalecimento dos Programas de Pós-graduação em Educação do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, oportunizando a socialização do conhecimento sobre a educação básica e superior dessas regiões, cujos contextos expressam uma diversidade de sujeitos, saberes e experiências educacionais. Traz para o debate as políticas públicas, currículo, estágio supervisionado, memórias e narrativas históricas, saberes, práticas educacionais, educação do campo, formação de professores, iniciação científica à docência, prova Brasil, ser professor em comunidade indígena, trabalho docente, o dualismo da escola pública, metodologia do ensino, identidade quilombola, entre outros. São textos apresentados no VII Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (ENFORSUP) e II Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (INTERFOR), realizados na cidade de Palmas, capital do Tocantins, em 2017, região Norte do Brasil.