Este livro é dedicado à produção do fotógrafo Christiano Junior, célebre por seus retratos de mulheres e homens negros no século XIX. Fabiana Beltramim se afasta das interpretações convencionais atribuídas recorrentemente às fotografias de Christiano. A suposição imediata de que os fotografados de pés descalços são escravos, necessariamente submissos, é aqui matizada por uma análise que abre a possibilidade de serem os retratados negociantes de sua própria imagem, vendida para as carte de visites que antecipavam os cartões postais.Os impactantes retratos de portadores de elefantíase ou de deformações ósseas realizados de Christiano Junior testemunham a inserção do fotógrafo nos circuitos médicos da Corte carioca, que utilizavam a revolução fotográfica para conhecer e tentar dominar as patologias que assolavam o país. Embora enfermos e expostos a um esforço de catalogá-los pela doença, obviamente constrangedor, os homens retratados guardam na pose de seus corpos, ora hieráticos, ora se aproximando das convenções elegantes das elites, uma clara intenção de perpetuarem-se para além do olhar depreciador desferido pela ciência médica.