Fazendo uma analogia do mito da caixa de Pandora, o presente livro anuncia que precisamos aprender mais com o que se faz e se inova nas ações do PIBID e naquilo que ele nos revela pois, enquanto pesquisadores implicados com a educação, também somos responsáveis pela abertura desta caixa, comprometidos em manter viva a esperança de possibilidades no forjar de outros percursos formativos nos cursos de licenciaturas. Essa coletânea está organizada em duas partes. A primeira - A Complexidade da formação inicial e continuada -, apresenta três artigos de experiências distintas, porém complementares, que trazem como pano de fundo a reflexão sobre a formação inicial do educador, que muitas vezes se faz distante da realidade concreta das escolas, para se pensar outras possibilidades voltadas a problematização do currículo contextualizado a partir da compreensão das singularidades das escolas do campo e da cidade. A segunda parte do Livro, intitulada Olhares pibidianos: Bolsistas de Iniciação à Docência, Supervisores e Coordenadores de Área: Desafios e perspectiva do PIBID na educação básica é composta de 09 (nove) estudos frutos da pesquisa de imersão-formação, e das observações cotidianas mediadas pelas reflexões e fundamentações teóricas que embasam as ações do PIBID. No conjunto e complementarmente, advoga-se aqui por uma escola e um currículo contextualizados e por uma licenciatura articulada com a realidade concreta que permeia o cotidiano das escolas da Educação Básica brasileira, lócus da atuação dos futuros docentes.