Esta coletânea põe em discussão as políticas públicas para a infância e adolescência e as contribuições da psicologia à compreensão dos mecanismos que constituem os processos de exclusão/inclusão social de crianças e adolescentes, frente às desigualdades sociais que marcam a sociedade brasileira. As temáticas que a compõem discutem as configurações que essas políticas assumem nas áreas da assistência social, saúde e educação. Os capítulos trazem reflexões teóricas e focalizam questões que envolvem as práticas do psicólogo e de outros profissionais que desejam colaborar na formulação de propostas que atendam as dimensões sociais, econômicas e históricas do problema, que atravessadas por dimensões subjetivas, estejam atreladas a compromissos éticos e político-sociais de transformação. Além disso, apontam que é necessário superar as concepções naturalizadas e individualizantes, que atribuem aos assistidos a culpa pela sua própria condição, eximindo o sistema social da responsabilidade sobre a formação desses jovens. O leitor poderá encontrar neste livro um conjunto de textos com conteúdos relevantes para subsidiar a construção de estratégias e alternativas de atuação, que considerem o protagonismo infanto-juvenil e promovam a emancipação humana. Por fim, esperamos que esta obra possa estimular o debate e o questionamento a respeito da contribuição da psicologia na análise dos diversos aspectos que o processo de exclusão/inclusão adquire nas políticas públicas brasileiras. Mais do que proporcionar respostas, o objetivo é abrir espaços para o diálogo e a interlocução.