Este livro é resultado de um trabalho conjunto de pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais: relações éticas, estéticas e processos de criação (NUPRA), vinculado à linha de pesquisa homônima do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC). A visita à 31ª Bienal de São Paulo se apresentou como dispositivo para a problematização de alguns possíveis nas relações entre arte e vida, obra de arte e expectador. Mobilizadas pelas afecções com as obras, foram sendo gestadas escritas a partir das escolhas das autoras e das discussões que vinham realizando a respeito das contribuições de Lev S Vigotski e de autores do Círculo de Bakhtin. O que se apresenta nesta coletânea é justamente o resultado dessas escolhas: algumas obras e artistas alçados à condição de algo que não somente se apresenta como foco do olhar, mas sobre os quais se pensa, elucubra, sobre os quais se diz. Textos que apresentam o modo como suas autoras foram provocadas a visibilizar suas afecções e a responder, em um patamar que fizesse jus à complexidade das obras eleitas, à incômoda pergunta sobre o que viram na Bienal. Os textos organizados distinguem-se por tomarem Bakhtin e Vigotski para pensar as artes visuais contemporâneas, abordagem inovadora, uma vez que ambos se debruçaram originalmente mais sobre a literatura e o teatro (no caso de Vigotski). Reside aí uma das contribuições centrais desta publicação, abrindo campo para discussões sobre a arte contemporânea a partir desses referenciais.