Essa obra surge de nossa inquietação, da preocupação com um ensino que seja significativo para o aluno. Sabemos que a comunicação se dá não por intermédio de palavras isoladas ou de frases, mas por meio de enunciados concretos que comportam, por um lado, a palavra, de natureza verbal, e, por outro lado, o horizonte espacial comum aos interlocutores, o conhecimento e a compreensão da situação por parte dos interlocutores, bem como sua avaliação acerca da situação comunicativa (VOLOSHINOV/BAKHTIN, 1926). Assim, todo enunciado deixa entrever muito mais do que aquilo que está nas linhas, isto é, aquilo que está restrito aos aspectos meramente linguísticos. Ao professor de Língua Portuguesa, aos pesquisadores da área da Linguística Aplicada e a todos que se interessam pelo caráter discursivo no ensino de Língua Portuguesa e, mais especificamente, ao ensino dos sinais de pontuação e seus efeitos de sentido, os nove artigos que compõem esta obra oferecem uma valiosa contribuição, uma vez que articulam os aspectos teóricos a análises de situações discursivas, possibilitando ao leitor perceber a importância do respaldo teórico e sua aplicabilidade em diferentes contextos de produção.