Nesta obra se apresentam textos de autores do Grupo de Trabalho (GT) “Subjetividade, Ensino e Aprendizagem” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) que resultam de pesquisas acadêmicas ou de relatos de experiências que se organizam em várias temáticas sobre os processos de ensino e aprendizagem, nos múltiplos espaços do aprender e do ensinar. A perspectiva teórica da subjetividade desenvolvida por González Rey favorece a compreensão dos processos de subjetivação que se produzem a partir das experiências e trajetórias dos sujeitos envolvidos. Privilegiam-se as produções de sentidos a partir das experiências em processos de formação de educadores, e as dimensões subjetivas que se produzem por crianças e adolescentes a partir das vivências em diferentes espaços educacionais e contextos sociais. No dizer de González Rey, a natureza psicológica do aprender é inseparável da subjetividade, uma vez que a subjetividade como configuração de sentidos que se produzem nos espaços entre o individual e o social, o interno e o externo, o racional e o emocional se apresenta como produções simbólicas sobre as quais e a partir das quais se organizam as práticas sociais. Essas ideias fundamentais perpassam os textos dos autores deste livro, que apresentam suas pesquisas e reflexões acerca da importância de se considerarem as vivências e as produções de sentidos que resultam de suas experiências de ensinar e de aprender. Em outras palavras, a importância de se considerarem as configurações subjetivas como “zonas” de sentidos que se expressam em tensões, emoções, processos simbólicos nos espaços que se constituem e nas atividades de professores e de alunos em suas relações de ensino e aprendizagem.