Programa Bebelendo Uma Intervenção Precoce de Leitura, é o resultado de um estudo investigativo na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, demonstrando a importância do processo de formação de leitores com a participação de adultos mediadores pai, mãe, cuidadores. Este estudo foi desenvolvido no contexto de uma preparação fundamentada das ações propostas e de estímulo incisivo ao aprimoramento do desempenho dos bebês como futuros leitores, apropriando-se de comportamentos perenes de leitura literária e de outros gêneros textuais para se transformarem em cidadãos desejosos de mudanças, observando as necessidades dos novos tempos. Há uma movimentação significativa, em diferentes lugares do Brasil, direcionada à diminuição do analfabetismo no país e à implementação de programas de letramento, viabilizando possibilidades concretas no desenvolvimento de estratégias mais eficientes no processo de formação de leitores. Resultados pouco animadores sobre o desempenho de alunos em avaliações nacionais e internacionais têm motivado os debates sobre a necessidade urgente de realização de ações mais inovadoras em relação a programas mais permanentes de formação de leitores.