Em 1992, os professores Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis, na companhia do professor José Jakubovic, publicaram sua primeira obra para as séries iniciais da educação fundamental. Aprimorando esse trabalho, chegaram às coleções Novo Caminho (1996) e Novo Tempo (1999), que estabeleceram um novo padrão para o livro didático de Matemática das séries iniciais. Um padrão respaldado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados em 1997, e também pela avaliação do livro didático promovida pelo MEC como parte integrante do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Em 1996, Imenes e Lellis publicaram outra coleção inovadora, dessa vez para alunos de 5ª a 8ª série. Essa obra foi reeditada em 2001 com o título Matemática Paratodos. Agora Imenes e Lellis, com a professora Estela Milani apresentam a coleção Matemática Paratodos para alunos de 1ª a 4ª série. Nela, incorporam a experiência acumulada com os trabalhos citados, novas idéias relativas à educação matemática e inúmeras sugestões de colegas adotantes das obras anteriores. Como já acontecia nas outras coleções, mas agora com mais intensidade,a Matemática surge significativa, prazerosa e útil para as crianças; seu ensino adquire nova dimensão e sentido para todas as docentes. A coleção Matemática Paratodos oferece metodologias específicas para estimular a resolução de problemas, o entendimento de textos e informações, bem como para construir idéias matemáticas e desenvolver habilidades de cálculo (mental, escrito e com uso de calculadora); traz jogos e desafios, materiais para recorte, colagem e montagem de objetos geométricos; explora a Matemática na arte, nos mapas, no comércio, nos gráficos, nos jornais, em nossa vida diária; apresenta sugestões e orientações pedagógicas em quase todas as páginas. É um trabalho que se vale do dia-a-dia e da vivência infantil para explorar o universo abstrato da Matemática.