Esta obra reúne textos de treze professores que relatam seus projetos de letramento tendo como amparo teórico os Novos Estudos do Letramento. São projetos desenvolvidos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio e também em outros espaços de formação que não a escola. Os temas são diferentes, pois consideram a comunidade local. Na obra, podem ser encontrados relatos sobre: biblioteca rural, memórias de pessoas idosas, alemão em canto, textos sobre chapéu, experiências de leitura e escrita no presídio, literatura infantil, produção de cartas, identidade infantil, animais, contação de histórias. São experiências que, ao serem narradas, levaram seus autores a refletir sobre seu fazer didático. Como já anuncia o início da obra: "Este é um livro de professor para professor. Nasceu de inquietações de professores em sua prática diária em escolas de educação básica, de estudos teóricos, de discussões férteis entre esses educadores/autores que acreditavam/acreditam que podem melhorar a educação básica por meio de pequenas ações, permanentes e reflexivas". Que a leitura também provoque no leitor reflexões, perguntas, desafios e que um grande diálogo entre a universidade e a educação básica seja produzido.