Esta obra, agora reeditada, além de constituir um estudo de caso exemplar, representa mais um decisivo passo à compreensão e desvendamento de uma fase particularmente importante da história das ciências sociais no Brasil, ao resgatar a influência e os efeitos da chamada Escola de Chicago na produção intelectual brasileira. Entre outros atributos, proporciona a oportunidade de reflexão acerca do desenvolvimento de noções e problemáticas ligadas à estigmatização, ao desvio, às instituições totais, à área da saúde como um todo e, conseqüentemente, ao campo mais geral de discussões sobre identidades, self, interação e subjetividade. A problemática da doença, do hospital e de questões mais gerais sobre instituições totais - de modo mais ou menos direto - sublinham a criatividade intelectual e a seriedade da pesquisa desenvolvida alguns anos após experiência vivida pelo próprio autor, como interno para tratamento de tuberculose em instituição hospitalar do estado de São Paulo. Portanto, também sobre tal aspecto há que se chamar atenção para a indiscutível capacidade de Nogueira para desenvolver uma observação participante em que ele, como ex-paciente, reflete sobre a sua própria experiência anterior em meio institucional específico.