O livro tem como temática a formação do educador de jovens e adultos no Brasil. A Educação de Jovens e Adultos tem sido desenvolvida por professores sem uma formação específica, o que acarreta fragilidade na prática cotidiana desses profissionais, que desenvolvem o trabalho sem uma base consistente de conhecimentos na área. A proposta do estudo é discutir a formação destes educadores, identificando desafios que se interpõem na construção de sua profissionalidade. Especificamente, buscou-se: investigar a configuração da profissionalidade docente na EJA, a inserção profissional deste educador na EJA, desafios e possibilidades que permeiam este campo de atuação e de formação, o olhar destes em relação à profissão e o impacto de suas referências experenciais no processo de construção profissional. As questões fundamentais do estudo foram: quem é o educador que trabalha na EJA? Que formação ele traz? Como se dá sua inserção profissional na modalidade? Que desafios encontra no desenvolvimento do trabalho? Que caminhos busca para o enfrentamento dos desafios? Que olhar tem sobre sua trajetória formativa? Para o embasamento teórico do estudo, foram buscados os autores: Freire, Diniz-Pereira, Fonseca, Schon, Oliveira, Machado, Franco, Zeichner, Dubar, Gaskell, dentre outros. Na coleta dos dados, foram aplicados questionários a vinte e cinco educadores de jovens e adultos, sendo um de cada estado, e foram feitas entrevistas com oito educadores, selecionados entre os que responderam ao questionário, buscando aprofundamento na história de inserção e de formação profissional desses educadores.