A proposta de O Significado do Repertório Musical dos Alunos Antes das Aulas de música foi a de investigar o significado do repertório musical construído pelos alunos antes do contato com o ensino formal de música na escola e a interferência das ações pedagógicas com o universo de escuta dos alunos. Para isso, o livro traz um relato de um estudo desenvolvido com alunos do 6º ano da Educação Básica, de uma escola municipal na cidade do Rio de Janeiro. O estudo foi desenvolvido para compreender o significado da experiência auditiva dos alunos e potencializar estratégias para a ampliação de repertório do universo de escuta dos mesmos. E salienta a importância de um programa específico de apreciação musical na Escola que valorize a contextualização do entendimento musical dos alunos e a rica possibilidade de ampliação do universo de escuta dos mesmos. As aulas de música elaboradas nos termos aqui discutidos podem promover um eficaz cruzamento de escutas na experiência dos alunos e assim contribuir para a formação musical e para o desenvolvimento cognitivo do educando. O livro também traz uma reflexão sobre as possíveis contribuiçoes do ensino de música para a Educação Básica pelo viés da Cognição Musical.