Muitas vezes os profissionais que atuam em gerenciamento são vistos como profissionais de 'sorte' nos projetos em que participam, ou vai tudo bem, ou os problemas são corrigidos em tempo. Empreendimento, assim como projeto, é um conjunto de atividades planejadas e executadas com equipe e recursos específicos para alcançar um objetivo pré-determinado, com prazos e custos definidos e, normalmente, não fazem parte das atividades rotineiras da empresa. Neste sentido, este livro esclarece que as atividades de gerenciamento devem ter início a partir dos estudos de viabilidade, e desenvolvimento das fases do empreendimento tais como - plano de base e detalhado, acompanhamento (quantitativo e qualitativo), controle físico e financeiro, emissão de relatórios, avaliação de itens críticos, desvios e correspondentes correções de rota; aquisição de projetos, equipamentos e serviços; contratação de obras, instalações, montagens e comissionamento, além da responsabilidade de administrar as interfaces e conflitos, reuniões de progresso, e finalmente avaliar o desempenho do empreendimento.