Esta obra surge em resposta às muitas perguntas que nos fazemos sobre como melhorar, sempre, o ensino da língua portuguesa, fazendo com que os estudantes se sintam mais motivados, atraídos, participantes. É uma síntese de muitas pesquisas que temos feito e de nossas andanças nos encontros de formação continuada de professores. Decidimos coletivamente falar sobre recursos didáticos, visto que as escolhas dos materiais que vamos usar em sala de aula estão intrinsecamente relacionadas aos nossos objetivos didáticos, às nossas concepções sobre o que é mais importante de ser aprendido, às nossas concepções sobre quais são as melhores situações de ensino. Os recursos didáticos não são acessórios de nossa ação docente, são a materialização dela. Não sendo possível contemplar todos os recursos didáticos importantes no ensino da língua, centramos nossas reflexões em alguns deles, na certeza de que em outros momentos, em outros textos, daremos continuidade a este diálogo. Nesta obra, contemplamos, principalmente, recursos como jogos, dicionários, televisão, computadores, obras literárias, livros diversos para além da esfera literária (os chamados paradidáticos), livros didáticos, jornais, dentre outros portadores textuais. Ao escrevermos este livro, trazendo à discussão textos que abordam diferentes recursos didáticos, esperamos contribuir para a melhoria do ensino da língua portuguesa nas escolas, pois é isso o que nos move enquanto pesquisadores, professores e formadores de professores. Não temos a pretensão de esgotar a discussão aqui apresentada, mas tão somente de manter acesa a chama da reflexão sobre a ação docente, que é materializada, também, como dissemos no início desta apresentação, pelos recursos didáticos.